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There’s a Lion on my stairs!

27/07/2020
#EasyMind

Uma explicação científica para suas crises na quarentena.

Você teve alguma reação estranha ou crise nos últimos dias? Saiba que não foi a única. Pergunte para algum psicólogo próximo se não houve um aumento na procura de atendimento durante a pandemia. Especialistas dizem que não estamos ficando loucas, realmente está havendo um desarranjo emocional geral.

WHATS GOING ON no seu cérebro?

Como a maioria da população nunca presenciou uma pandemia antes, nosso cérebro tem dificuldade de dizer ao corpo como reagir, porque não temos precedentes. Isso se chama “cegueira experiencial”, uma ausência de experiências similares capazes de orientar nossas reações. 

Basicamente funciona assim: nosso cérebro capta sinais do que o corpo está fazendo no momento. Se nosso batimento cardíaco sobe, por exemplo, o cérebro precisa de precedentes pra saber se estamos correndo de um leão ou apenas subindo uma escada com pressa. Por isso, nós precisamos de nosso sistema de memória para dizer: “cérebro, estou sem fôlego por conta da escada, lembra? Não há perigo aqui”.

Pois é, nosso corpo não se lembra de ter vivido nada parecido com o que estamos passando agora, por isso está reagindo de maneiras inesperadas. Mas fique calma, é possível cuidar da nossa estrutura emocional para processar melhor esses dias difíceis! 

Saúde emocional.

Para desenvolvermos saúde emocional é preciso se conectar tanto com o interno quanto com o externo, e com o isolamento social as nossas conexões externas estão muito fragilizadas e não estão acontecendo sozinhas. É preciso fazer uma força para programar encontros e conversas para que a gente não entre em parafuso sozinha. 

Insista em ligar para alguma amiga mais íntima ou um parente próximo. Peça ajuda, desabafe as frustrações. Colocar os pensamentos em frases vai te ajudar a se entender melhor também. 

Estar em contato com outras realidades coloca a nossa própria vida em perspectiva. Quem sabe uma boa conversa pode ajudar quem está do outro lado também?

Caso a solidão esteja te atrapalhando na rotina, com perda de sono ou apetite, falta de concentração ou interesse no dia a dia, está na hora de encontrar ajuda profissional, que tal procurar um psicólogo?

fontes: nytimes.com e thecut.com

https://www.nytimes.com/2020/05/12/smarter-living/coronavirus-bad-day.html

https://www.thecut.com/2018/05/advice-from-therapists-on-what-to-do-when-you-feel-lonely.html

https://www.hypeness.com.br/2019/10/amanda-ramalho-do-esquizofrenoias-da-6-dicas-para-manter-a-saude-mental-em-dia/?utm_source=news_mv&utm_medium=MS&utm_campaign=8568550

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