Frete grátis para Curitiba e são paulo(sp) nas compras acima de R$149

Venda de artigos de moda com enfoque em tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social.

1

Blog Revival/Últimos Posts

Enclothed Cognition: o que é e como ele pode te ajudar na prática

29/04/2021

Você já parou para pensar que o que você veste pode influenciar seu estado mental e te ajudar a desenvolver melhor suas atividades diárias? O termo em inglês “Enclothed Cognition”, criado por Hajo Adam e Adam D. Galinsky, em 2012, explica justamente isso: como nossas roupas afetam nosso estado mental

Apesar de ser um conceito bem novo, ele é baseado em um campo científico já conhecido: o “embodied cognition” – a cognição incorporada, que diz que nosso corpo como um todo pensa, não apenas a mente.

Já que ainda não tem uma tradução literal para o português, é mais fácil de entender como essa ideia funciona com um exemplo prático: você já se sentiu melhor e mais confiante quando colocou uma determinada peça ou cor? Conscientemente ou não, é bem normal esses detalhes mudarem nosso humor. É comum que as pessoas façam alguma coisa específica quando não estão em um dia muito bom – como fazer uma make, um skincare mais elaborado, vestir aquela roupa especial, entre outras coisas.

A Northwestern University, em Chicago (EUA), foi a primeira a fazer estudos dedicados a esse tema. Os pesquisadores queriam entender como as roupas afetam as performances e o estado psicológico das pessoas. Como resultados, tiveram que os indivíduos escolhem, intencionalmente, as peças que os favorecessem em suas ações.

Se pensarmos desde o início, as roupas foram criadas para proteger os humanos de situações adversas, como o frio, por exemplo. Porém, com o tempo, elas foram adquirindo novas funções e, hoje, pode ser considerada uma forma de expressão para quem está vestindo-as. 

No experimento, os psicólogos Adam e Galinksy, observaram os efeitos das performances das pessoas que vestiram alguma peça específica e as que vestiram de acordo com outro indivíduo foram diferentes, e assim criaram a expressão “enclothed cognition” para representar essa influência das roupas no psicológico das pessoas

Por isso, com esse estudo e também com nossa experiência prática, podemos ver como alguns detalhes do dia-a-dia influenciam em nossas performances. Já falamos aqui como é importante algumas questões sobre rotina e como isso afeta também sua produtividade, então que tal incluir essa questão do vestuário e aproveitar os benefícios de usar uma roupa com um bom caimento e que te faz sentir confiante e pronta para conquistar o mundo?

Temos alguns guias que podem te ajudar nessa missão de autoconhecimento na moda e também te ajudar a pensar melhor nas roupas, decotes e cores que te valorizem, para usar isso a seu favor, conscientemente ou não. E, depois de testar isso, conta para gente como foi sua experiência e como isso tudo influenciou na prática as suas atividades, ok, gaten? 🤩

29/04/2021
Mylena Freire

WANT COUPON
Oi! Quer R$15 OFF
na primeira compra?
    EU QUERO!